JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A POESIA ESTÁ DE LUTO: MORRE O POETA PEDRO AMORIM

O Ventre Imortal da Poesia, Itapetim (PE), está de luto. Na manhã desta quarta-feira (27), faleceu  o último dos Menestreis  da Poesia Popular, cantou ao lado dos irmãos Batista: Dimas, Otacilio e Louro do Pajeú,  Pinto do Monteiro , Jó Patriota, Zé Catota e Cancão, estava nos Congressos de Violeiro no Teatro Santa Izabel e Castro Alves na Bahia organizado pelo amigo Rogaciano Leite ge  com Grandes nomes da poesia, morreu o poeta dos vaqueiros, Pedro Amorim.
O velório está sendo realizado na Câmara de Vereadores de Itapetim, à rua Francisco Santos, no centro da cidade. O enterro será nesta quinta-feira (28), às 16h no cemitério local.
Pedro Amorim era natural de Desterro na Paraíba, mas radicou-se em Itapetim há mais de 50 anos, era Cidadão Itapetinense desde 1990, amigo de Miguel Arraes, e poetas dos bons, deixou 9 filhos e 25 netos, morreu antes de completar 90 anos, nasceu em 18 de setembro de 1921. Pedroa Amorim lançou um livro " O Poeta dos Vaqueiros"
O prefeito Adelmo Moura, decretou luto oficial, "A poesia popular perde um grande expoente, talvez o último de sua geração, que fique seu legado para as futuras gerações"frisou o socilasta.

 Cantando com Pinto do Monteiro no Teatro Santa Izabel em 1949, tendo na mesa julgadora Ariano Suassuna e Câmara Cascudo e o apresentador era Ariano Suassuna:

" Eu sou é Pedro Amorim
Um dromedário inacansável
Uma serra intransponível
Um  prédio inespugnável
Navalhas vulcanográficas
de Aço inoxidável."
POR MARCELO PATRIOTA

 POETAS SE DESPEDEM DE PEDRO AMORIM
 
Ivanildo Vilanova, Sebastião Dias, Dedé Monteiro, Rogério Menezes e Valdir Teles foram alguns dos poetas que estiveram em Itapetim, na tarde de ontem para assistir ao sepultamento do poeta Pedro Amorim, que morreu quarta de manhã aos 89 anos de idade. O velório aconteceu na Câmara de Vereadores. O município decretou luto de três dias pela morte do poeta, natural de Desterro, mas desde 90 cidadão itapetinense. Em sua homenagem, escreveu o poeta Zé Adalberto :
 
Como bom Jardineiro dessas "hortas"
Que só sabem cheirar à Poesia
Deus colheu uma delas nesse dia
Quando as flores da vida foram mortas
Ordenou que São Pedro abrisse as portas
Da Mansão onde a vida não tem fim
Pra poder receber Pedro Amorim
Com as honras que os santos têm direito
Porque Deus só recebe desse jeito
Os Poetas que vão de Itapetim