JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

quarta-feira, 9 de maio de 2012

FINAL DA COPA PAJEÚ 2012 SERÁ EM TUPARETAMA


SECA!!!!

Nordeste vive pior seca dos últimos 30 anos



O quadro é de desolação no semiárido nordestino, que enfrenta a pior seca dos últimos 30 anos – desde a dificuldade de água para beber à destruição de plantações e perda de animais. São 525 municípios em estado de emergência.
Em Pernambuco, são 70 os municípios que vivenciam problemas já expressos em alguns números da Secretaria Estadual de Agricultura: na maioria desta área a redução das chuvas foi em média de 75% – chegando até 92% em alguns – e a maioria dos açudes localizados no sertão está com 30% da sua capacidade. A falta de chuva provocou a perda de 370 mil toneladas de grãos. Nos cem primeiros dias deste ano, o número de animais vendidos para fora do Estado é 73% maior que o do mesmo período do ano passado.
“Os criadores, a maioria deles pequenos, estão se desfazendo dos seus animais porque falta ração, falta capim, falta sorgo”, afirma o secretário estadual de Agricultura e presidente do Comitê Integrado de Combate à Seca de Pernambuco, Ranílson Ramos que prevê dificuldade de recomposição do rebanho depois da estiagem, já que as fêmeas de boa linhagem têm sido comercializadas para o Pará e Maranhão.
Nem todos os criadores, no entanto, têm a sorte de conseguir vender seus animais. “É uma tristeza a gente ver os agricultores de pequenos sítios da área rural de Águas Belas pegarem seus bichos já muito magros para levar para as feiras na cidade e voltarem para casa com os mesmos animais”, afirmou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águas Belas, no sertão pernambucano, André de Santana Paixão. Com 33 anos, André só se lembra de ter visto secas tão fortes em 1983 e em 1998.
Ele reforça o que diz o governo: pelo menos por enquanto a população atingida pela seca não passa fome. “Passa necessidade” afirma ele. O Bolsa Família chega para 850 mil famílias no agreste e no sertão. Os carros pipas – única fonte de abastecimento d’água – voltaram a povoar a região semiárida. Ranílson Ramos afirma que o Estado precisa de 1,5 mil deles para atender as comunidades afetadas pela falta d’água. Por enquanto, são 1,1 mil rodando pela região – 600 deles do governo estadual e o restante do Exército e de prefeituras.
Os recursos anunciados pelo governo federal para minorar a agonia dos que vivem no semiárido nordestino – de liberação de crédito ao Bolsa Estiagem – ainda não se concretizaram. Organizados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), sindicatos têm mobilizado pequenos agricultores em protestos exigindo rapidez na efetivação das medidas e a participação da sociedade civil nos comitês de combate à seca.
Fonte: Agência Estado

NOVO STATUS DE FEBRE AFTOSA EM PERNAMBUCO...

 
ADRAGO INSTALA BARREIRAS COM APOIO DA PM PARA PROIBIR ANIMAIS DA PARAÍBA DE CIRCULAR NO PAJEÚ
 
Animais da Paraíba estão proibidos de circular em Pernambuco. Segundo Erivânia Camelo, Gerente da Adagro, a medida faz parte  do projeto de ampliação da zona livre de febre aftosa no Brasil. No estado, apenas Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco e Piauí estão incluídos na próxima fase do projeto. Serão instaladas quinze barreiras sanitárias da Adagro com suporte da PM  em toda fronteira.
No Pajeú, uma extensão de divisa de Brejinho, até Santa Cruz da Baixa Verde será fiscalizada. Há preocupação que animais sejam comercializados em feiras como a de Tabira, uma das maiores do Nordeste. “Animais apreendidos serão abatidos ou sacrificados”, alerta Erivânia. O problema é que a Paraíba avançou muito pouco no combate à febre aftosa. Não podem circular bovinos, suínos, caprinos ou ovinos. O trabalho  se estende até março de 2013.
 
 
Por Nill Júnior
 
Entrevistei hoje, na Rádio Tupã FM de Tuparetama, o Dr Leônidas Souto e o Secretário Mul. de Agricultura Zé Eudes, que falaram mais de 40 minutos sobre O Novo Status da Febre Aftosa em PE, alertando, explicando e orientando os criadores sobre o traslado de animais nas regiões fronteiriças de Nossa Tuparetama.
 
Postado por Josa Rabêlo

RÁDIO TUPÃ FM É A MAIS OUVIDA EM TURARETAMA

FONTE: pesquisa de opinião feita em Tuparetama na segunda quinzena de abril, pela Plural, agência pernambucana com grande credibilidade.
BLOG TÁRCIO VIU ASSIM 2
EQUIPE DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA RÁDIO TUPÃ FM, LÍDER DE AUDIÊNCIA:

PRESIDENTE: MARCÍLIO TORRES
DIRETOR ADMINISTRATIVO: JOSÉ EUDES
DIRETOR DE PROGRAMAÇÃO: JOSA RABELO

LIMPEZA: NALVA
SECRETÁRIA: SCHEYLA

COMUNICADORES:

GLEYDSON - BOM DIA TUPÃ
KLEBER GOMES: VIDA DE VAQUEIRO E TUPÃ NOS ESPORTES
ZÉ WALTER - TUPÃ NOS ESPORTES
LUCRÉCIA GOMES - SHOW DA TARDE E SABADAÇO
ALDO NEVES - VIDA DE VAQUEIRO
EDVAN PAULINO - RÁIZES NORDESTINAS
MARLENE LEITE - SHOW DA NOITE  E BREGA
PEDRO TORRES - VALORES DA NOSSA TERRA
ROMERO PERAZZO E SÁVIO TORRES - FALA PREFEITO
FERNANDO MARQUES - VOZES DO CAMPO - BALAIO CULTURAL
Pe. AILTON - RELIGIOSO
JOSA RABELO -   SHOW MATINAL DA TUPÃ

AGRADECEMOS, PRIMEIRAMENTE A DEUS, A TODOS OS QUE CALABORAM COM O APOIO CULTURAL E AOS NOSSOS OUVINTES PELA AUDIÊNCIA E CREDIBILIDADE, QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

"LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, PARA SEMPRE SEJA LOUVADO"