JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

sexta-feira, 8 de março de 2013

NÃO POLUAM OS OCEANOS

OS OCEANOS PEDEM SOCORRO!!!!

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

8 de março - Dia Internacional da Mulher e o Incêndio da Triangle Waist Factory


Desculpem destoar do clima de celebração das conquistas da mulher que, em geral, toma conta deste Dia Internacional da Mulher. Mas esse dia lembra fatos que ficaram marcados como os mais sujos da história da indústria. No dia 8 de março de 1857 houve uma greve em Nova York por melhores condições de trabalho nas fábricas e pela aprovação de leis que garantissem a segurança nos locais de trabalho que foi violentamente reprimida pela polícia. As autoridades (homens), no entanto, só começariam a prestar atenção a essas reivindicações depois de 25 de março de 1911, quando ocorreu o incêndio da Triangle Waist Factory, fábrica de roupas instalada no coração de Manhattan, Nova York, onde morreram 146 mulheres, a maioria imigrantes e jovens por volta dos 15 anos, em geral subcontratadas por "gatos", que foram impedidas de sair do prédio em chamas por portas  trancadas intencionalmente. Os responsáveis por trancar as portas chamavam-se Mr. Max Blanck e Mr. Isaac Harris proprietários da Triangle. Foi um evento público, acompanhado por uma multidão de espectadores (como verifica-se na terceira foto) que tinham testemunhado alguns dias antes marchas de protesto das cerca de 500 trabalhadoras da fábrica. Foi uma tragédia mais que anunciada, tão prevista que quando aconteceu foi percebida como um acontecimento banal. Só posteriormente, quando os diversos movimentos mundiais de mulheres gritaram soube-se seu real significado. Chamou-me atenção a primeira foto, onde as autoridades (homens) não olham para os corpos das vítimas estendidos na calçada. Na antepenúltima foto, as bancadas com máquinas de costura iguais às da minha avó. Na última foto, a manchete do jornal diz: "mulher conta luta pela vida nas portas trancadas" e ironicamente "rascunha-se nova lei para proteger os trabalhadores". Só para constar: "waist" quer dizer blusa para deixar a mulher com cintura fina. Processados, Black e Harris ouviram do júri: "not guilt".Recomendo uma olhada no site The Triangle Factory Fire da Cornell University http://www.ilr.cornell.edu/trianglefire/



DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Quando liguei a TV, nesta manhã de 8 de março, me deparei com colegas de profissão cumprindo suas pautas sobre o Dia Internacional da Mulher. Deu aquele desgosto ver uma importante data de reflexão e de luta novamente reduzida à distribuição de flores, promoções em salões de beleza, presentes na forma de jóias e vestidos e até equipamentos de limpeza do lar. Como se isso fosse o fundamental para garantir a dignidade das mulheres.

Por conta disso, elenquei, abaixo, algumas coisas que gostaria de ver noticiadas nesta data. Creio que, em algum momento, isso vai ser verdade. Depende de nós para mostrar quando. E a que custo:


1) A partir de agora, o sobrenome do marido não deverá ser imposto à sua companheira contra vontade dela, como uma marca de ferro em brasa delimitando a propriedade.

2) O currículo escolar será aprimorado para que, nas aulas de língua portuguesa, os meninos e rapazes possam compreender o real, objetivo, profundo e simples significado da palavra “não”.

3) As frases “Onde você acha que vai vestida assim?”, “A culpa não é minha, olha como você tá vestida!”, “Se saiu de casa assim, é porque está pedindo” a partir de agora serão banidas da boca de maridos, pais, irmãos, filhos, netos, namorados, amigos e outros barbados.

4) Está terminantemente proibido empregar apenas atrizes em comerciais de detergentes, desinfetantes, saches de privada, sabão em pó, rodos, vassouras, esponjas de aço, palhas de aço, aspiradores de pó, cera para chão e afins. A associação direta de mulheres e produtos de limpeza em comerciais de TV está extinta.

5) Empresas estão proibidas de distribuir flores no dia de hoje como prova de seu afeto às mulheres. Em vez disso, implantarão políticas para: 1) impedir que elas ganhem menos pela mesma função; 2) não sejam preteridas em promoções para cargos de chefia pelo fato de serem mulheres; 3) não precisem temer que a maternidade roube seu direito a ter uma carreira profissional; 4) seja punido com demissão o assédio de gênero como crime à dignidade de suas funcionárias.

6) Cuidar da casa e criar os filhos passa a ser visto também como coisa de homem. E prazer e orgasmo também como coisa de mulher.

7) Os editoriais dos veículos de comunicação não serão escritos por equipes eminentemente masculinas. Da mesma forma, as agências se comprometem a derrubar a hegemonia XY em suas equipes de criação, contribuindo para diminuir o machismo na publicidade.

8) O direito da mulher a ter autonomia sobre o próprio corpo e o direito de interromper uma gravidez indesejada não precisarão ser questionados. Nem devem requerer explicação.

9) Os partidos políticos não apenas garantirão cotas para a participação das mulheres nas eleições, mas investirão pesado em suas candidaturas a fim de contribuir para que os parlamentos representem, realmente, a sociedade brasileira. Da mesma forma, nomear mulheres como secretárias de governo, ministras e em cargos de confiança, na mesma proporção que homens, será ato corriqueiro.

10) Homens entenderão que “um tapinha não dói” é uma idiotice sem tamanho.

11) Por fim, feminismo será considerado sim assunto de homem. E meninos e rapazes, mas também meninas e moças, deverão ser devidamente educados desde cedo para que não sejam os monstrinhos formados em ambientes que fomentam o machismo, como a família, colégios e universidades.

Em tempo: aproveito para agradecer novamente às mulheres que passaram pela minha vida e foram fundamentais para que fosse um homem menos idiota.

No Dia da Mulher, desejo uma sociedade menos idiota
blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br

DIA INTERNACIONAL DA MULHER




Dia Internacional da Mulher

(08 de Março de 2013)


No jardim da humanidade
A flor mais bela e sensível

Dona d’um dom incrível

Que não existe igualdade

Amor de mãe na verdade

De importância sem igual

No dia internacional

Sem receio e sem “mister”

“Um viva à toda mulher,

Ser humano divinal.”



Mulher nova e carinhosa

Mulher dotada de fé

Mulher humana que é

Mulher forte e caridosa

Mulher uma mãe bondosa

Mulher que é fenomenal

Mulher que afasta o mal

Mulher qu'o amor requer

 “Um viva à toda mulher,

Ser humano divinal.”



Mulher que nasceu com dom
Mulher que é sempre guerreira

Mulher que é companheira

Mulher que é tudo de bom

Mulher que produz o som

Mulher pura ao natural

Mulher amor maternal

Mulher parteira e chofer

“Um viva à toda mulher,

Ser humano divinal.”



À mulher que é motorista

À mulher que é enfermeira

À mulher que é engenheira

À mulher recepcionista

À mulher que é artista

À mulher que é nacional

À mulher que é racional

À mulher que'inda me quer

“Um viva à toda mulher,

Ser humano divinal.”





Josa Rabelo

Mote e glosas