JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

DEPOIS QUE A SECA TERMINA


- FIM DE SECA -

Com um poema que presta
Dedé encantou a nós
E Vinícius logo após
Poetizou "Fim de Festa."
Isabelly, foi modesta
E a Missa quis terminar,
E Dudu ao recitar
Depois que a aula termina
Deixou aberta a cortina
Para "FIM DE SECA'' entrar.

Tem um cururu cantando
No açude quase arrombado
E um moleque grudado
No lamaceiro brincando.
Buracos vão se formando
Parecendo uma piscina
Que o sereno e a neblina
Escavacaram no chão
É mais bonito o sertão,
Depois que a seca termina.

Uma formiga carrega
O filho que vai nascer
Vai com medo de morrer
Nessa chuva que lhes pega.
O dono fecha a bodega
Situada numa esquina
Matuto a cabeça inclina
E agradece ao criador
Que tudo tem mais valor
Depois que a seca termina.

Na noite relampeada
Danam-se a contar história
Dizendo que a vitória
Vem do céu e da inchada.
Cada um, de madrugada
Levanta na sua sina
Vendo a boneca menina
Crescer no meio do milho
Vai pra roça pai e filho
Depois que a seca termina.

Tem batata, tem feijão
Para não fazer vergonha
Tem canjica, tem pamonha
Carne de gado e pirão.
Tem melancia e melão
Tapioca e margarina
Tudo isso é coisa fina
Que sertanejo consome
Para matar sua fome
Depois que a seca termina.

E fica a mãe natureza
Bem feliz por ajudar
O sertanejo a lucrar
A sua maior riqueza.
A vida ganha beleza
E vira uma grande mina
De alegria nordestina
Exportada para o povo
Pois tudo fica mais novo
Depois que a seca termina.

Terminando a estiagem
Nossa vida fica bela.
A borboleta amarela,
Colore a paisagem.
Temos uma nova imagem
Sob a proteção divina
Que a terra pequenina
Com a chuva se engrandece
E o povo inteiro agradece
Depois que a seca termina.

Que esse male medonho
Um dia seja acabado,
Com o Sertão acordado,
Para ver tão grande sonho.
Aos pés de Deus eu me ponho
E do Padre, toco a batina
Me levanto na matina
Mas não consigo prever
Só resta agora saber
Quando é que seca termina.

Gislândio Araújo

ATENÇÃO!!! QUEREM MUDAR OS CRITÉRIOS DE APOSENTADORIA.

Economia // aposentadoria

Governo discute opção 95/105 ao fator previdenciário

Publicado em 18.02.2013, às 10h26


O governo federal prepara um projeto de lei que substitui o fator previdenciário por uma regra que mescla idade mínima e tempo de contribuição ao INSS para obter a aposentadoria. Apelidada de “95/105”, a fórmula, que entraria em vigor no médio prazo, exige que a soma entre o tempo de contribuição e a idade seja de 95 anos para mulheres e 105 anos para homens.

O projeto está engatilhado para o caso de o Congresso Nacional retomar a votação do fim do fator previdenciário. A estratégia é simples, como definiu um auxiliar presidencial no Palácio do Planalto: “Se o fim do fator previdenciário voltar à pauta da Câmara dos Deputados, o projeto de lei entra no topo da agenda de Dilma. Caso contrário, essa briga vai ficar para depois”.

O governo prevê a instituição da fórmula “95/105” em um período de médio prazo, isto é, em até 12 anos, a partir da criação do novo mecanismo. Até a adoção dessas regras, o projeto prevê fórmulas graduais, partindo de “85/95”, para a concessão de aposentadorias pelo INSS.

DÉFICIT - O governo federal está preocupado com as perspectivas para o déficit da Previdência, caso o ritmo de crescimento da economia demore mais a voltar. Em 2012, o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), que paga aposentadorias e pensões a 29 milhões de pessoas, fechou com um saldo negativo de R$ 40,8 bilhões.

Segundo o governo, o rombo só não tem aumentado de forma mais rápida por conta do forte crescimento do mercado de trabalho formal, o que eleva a arrecadação do INSS, e por conta do fator previdenciário. Criado nos anos 1990, o fator reduz o benefício previdenciário de quem se aposenta cedo.

Os técnicos do governo federal não apoiam o fator previdenciário mas não escondem o fato de que o mecanismo, de fato, reduz as despesas do INSS. “Melhor com ele do que sem ele”, admite uma fonte da equipe econômica.

IDEAL - O cenário ideal do governo seria substituir o fator pelo projeto que cria a regra “95/105” apenas após as eleições do ano que vem. Até lá, o Planalto pretende construir uma agenda mais próxima daquela defendida pelas centrais sindicais, que são contrárias ao fator previdenciário, e se opõem fortemente ao projeto defendido pelo governo.

A maior das entidades, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), chegou a preparar um projeto paralelo, que prevê a troca do fator previdenciário pela fórmula “85/95”. Além deste patamar, entendem as centrais, não há negociação.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, chegou a dizer publicamente, no início do governo Dilma Rousseff, que havia grande interesse do governo em acabar com o fator previdenciário, mas ele só poderia ser substituído por uma nova fórmula. Depois da aprovação da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), em abril de 2012, o ministro afirmou que a pauta seguinte do ministério seria a reforma 

INVERNO GARANTIDO?

CHUVAS DEVERÃO FICAR ENTRE 300 E 600 mm NA REGIÃO DO PAJEÚ, GARANTE METEOROLOGISTA
 

 
Segundo a meteorologista do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco), Dra. Francis Lacerda, ainda não é possível fazer uma análise concreta em relação ao período de chuvas para região do Pajeú de fevereiro até maio deste ano. Francys falou ao programa Comando Geral, da Rádio Pajeú, conforme informou o Blog de Aldo Vidal.

"As águas do Atlântico estão aquecendo desde o final do ano passado e isso é um bom sinal para que ocorram chuvas na região. Pelos dados coletados através de pesquisas as chuvas deverão ficar entre 300 e 600 milímetros", disse Francis Lacerda.

"A população sertaneja já pode verificar que houve uma mudança na formação de nuvens no céu. Além disso, as chuvas que estão caindo em algumas áreas do Nordeste de forma antecipada representam um ótimo sinal".

Francys é contrária à iniciativa da Apac de contratar empresas para estimular cientificamente a formação de nuvens. "Vários esforços foram feitos no passado inclusive por institutos avançados de bombardear nuvens e tentar uma solução para estimular chuvas, mas os resultados não foram positivos". 
 
 
Por Nill Júnior em

EXERÇA SUA CIDADANIA!

Direitos dos Eleitores
Em casos de violação e violência contra eleições livres e limpas e a verdadeira expressão da representação política e do voto consciente, levante a sua Voz de Cidadão Eleitor. Tenha consciência de que os direitos políticos não se resumem aos direitos eleitorais de votar e ser votado, eleger e ser eleito. Mas são exercidos sobretudo para acompanhar os mandatos que são prerrogativas dos cidadãos eleitores e não dos eleitos, simples e temporários mandatários dos cidadãos. Fiscalizar e cobrar promessas de campanhas eleitorais, evitar o chamado estelionato eleitoral, cumprir e fazer cumprir os direitos de representação política são a garantia de melhores, mais eficientes e honestos governos em qualquer esfera da vida pública. Documente seu manifesto com promessas de campanhas não cumpridas de quaisquer representantes parlamentares ou do poder executivo e conclame outros eleitores a assinarem seu manifesto!

FONTE: http://www.avozdocidadao.com.br