JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

sexta-feira, 27 de maio de 2016

PARABÉNS TABIRA, A TERRA DAS TRADIÇÕES!!



PARABÉNS TABIRA - PE, PELOS 67 ANOS, A TERRA DAS TRADIÇÕES!!!!
 

Tabira é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Administrativamente, a cidade é formada, apenas, pelo distrito sede e pelos povoados de Brejinho, Borborema, Riacho do Gado e Campos Novos.

História

Em 1865, Tabira era uma fazenda de propriedade do Sr. Gonçalo Gomes dos Santos, que por iniciativa própria, formou uma pequena feira, com o objetivo de atender os moradores da região. O sucesso alcançado foi tamanho que deu início a formação de uma povoação, recebendo inicialmente o nome de Madeira, depois Toco do Gonçalo, em virtude de haver no meio da feira um toco que servia ao talho da carne para venda ao público, posteriormente Espírito Santo ficando até 1939 quando passou a denominar-se Tabira, Em homenagem ao grande guerreiro indígena Tabira, que segundo a lenda, em um combate, foi atingido por uma flecha no olho, e retirando-a com bravura, continuou lutando até vencer seus inimigos. O terreno do patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios e da cidade, exatamente o centro da cidade, foi doado pelo Sr. Gonçalo Gomes, que em sua homenagem tem seu nome a praça principal. A capela do povoado foi inaugurada em missa solene, pelo padre Pedro Pereira de Souza, no dia 03/09/1883, e que posteriormente foi substituída pela atual igreja matriz, construída por filhos da terra. Em 27 de maio de 1949, tomou posse o primeiro prefeito eleito pelo voto popular, o Sr Pedro Pires Ferreira.

Gonçalo Gomes dos Santos doou ao patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios partes de suas propriedades, justamente o que forma o perímetro urbano da atual cidade de Tabira.

Tabira foi desmembrada do município de Afogados da Ingazeira em 31 de dezembro de 1948. Porém só foi constituído município autônomo pela lei n. ° 508, de 27 de maio de 1949, data em que se comemora a sua emancipação política e que coincide com a instalação da primeira Constituição Municipal de Tabira.[6]
Geografia

O município está localizado na Macrorregião do Sertão Pernambucano e na Microrregião do Pajeú, com uma área territorial de 393,6 km², limitando-se ao Norte com o estado da Paraíba e Santa Terezinha, ao Sul com Iguaraci, e Ingazeira, Leste com Santa Terezinha e São José do Egito, ao Oeste com Afogados da Ingazeira e Solidão. A sede municipal está a 588 m de altitude em relação ao nível do Mar, Tem sua posição geográfica determinada pelo paralelo de -7º 35 27.6 da latitude -37 32 20.4 de longitude.

O clima é semiárido quente, com temperaturas variando entre 20º C e 36ºC

Fonte: IBGE
Divisão distrital, povoados e sítios

Distrito-sede
Povoados: Borborema, Brejinho,Riacho do Gado e Campos Novos. Há ainda, nesta cidade, os sítios de Cachoeira Grande e Nova Espanha fundados por imigrantes espanhóis que vieram para o Brasil. São esses imigrantes as famílias Cordeiro de Souza; e família Amaral ( Sítio Cachoeira grande e Nova Espanha, respectivamente)

Bairros

Barreiros I e II
Centro
COHAB
Dercílio de Brito Galvão
Espírito Santo Velho
Florentino Leite (Trevo)
Granja
João Cordeiro
Jureminha
Juliana Pires (Caixa D’Água)
Missões
Morada Nova
Nossa Senhora de Fátima (Fátima I e II)
Vitorino Gomes ( Feijão Puro )
Riacho do Gado
São Pedro[7]

Desporto

O esporte mais popular da cidade é o futebol. O Campeonato Tabirense de Futebol começou a ser disputado em 1982, com apenas 8 (oito) clubes que eram filiados à Liga Tabirense de Desporto (inativa desde 1989), e possui 16 edições realizadas. Atualmente é a forma de disputa se dá com 16 (dezesseis) clubes na 1ª Divisão e 12 (doze), na 2ª Divisão. Os principais times do município são o Sport Club Tabira, Coritiba da Borborema, Botafogo do Brejinho, América de Riacho do Gado, Estrela Verde, Sociedade Atlética da Borborema, o Bandeirante do Brejinho e o Santos do Bairro da Granja e Internacional do Bandeira

Outras competições: Copa dos Campeões de Tabira (apenas 2005 e 2006), Copa Damol de Futebol, Troféu Miron de Futsal (2007, 2008, 2009-2010),

Copa dos Bairros de Futebol e Jogos Escolares Municipais, sempre realizados nas festividades de Emancipação Política de Tabira.
Religião

A população de Tabira em sua maioria é católica. Porém há um crescimento constante e em grandes proporções de evangélicos da cidade.[carece de fontes]
Transporte

A cidade dista 405 km da capital do estado, Recife. É servida por 5 linhas diárias de ônibus da empresa Progresso para a capital, 1 para Petrolina e 1 para Itapetim. Pela Nacional: 1 para Patos (PB) e 1 para Campina Grande (PB) e pela Itapemirim para São Paulo (SP) e Brasília (DF). Há uma linha que sai às quartas para Petrolina.