JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A REALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO?

Revista inglesa decreta a morte do futebol brasileiro

Este é um tema que dá discussão. A edição de julho da revista inglesa 'FourFourTwo', uma das mais importantes publicações internacionais sobre futebol, traz como tema de capa o Brasil. Mas não pelos motivos que sempre fizeram o país famoso nos campos de todo o mundo, como títulos, craques ou o jogo bonito que marcou a história da seleção. Pelo contrário: num momento de transição entre gerações, a 'FourFourTwo' decreta a morte do futebol pentacampeão mundial.

"O futebol é feio", "A Copa de 2014 está um caos", "Eles não têm estrelas", e "Seus melhores jogadores são de defesa" são os argumentos que justificam a reportagem. Mas a revista também assopra, e anuncia os planos para salvar "the Samba nation", como eles se referem ao nosso futebol.

E aí, será que os ingleses estão exagerando? Talvez, sim. O futebol dá muitas voltas, especialmente no Brasil, onde o Neymar de daqui a seis meses pode estar agora jogando uma pelada na várzea. Mas uma coisa é certa, e aqui mesmo no Planeta que Rola nós já abordamos esse tema: realmente não há brasileiros com papel de protagonista nos grandes times do mundo, como há pouco tempo tínhamos, principalmente com Kaká, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Hoje as apostas são na novíssima geração. E é aí que está a graça do futebol: Neymar, Ganso, Pato e Lucas serão as próximas estrelas do mundo da bola ou vão se apagar pelo caminho? Só o tempo dirá...