JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

segunda-feira, 30 de julho de 2012

PROBLEMA SECULAR!!!

REBANHOS CONTINUAM MORRENDO COM ESTIAGEM NO SERTÃO
 

Enquanto a imprensa absorve a agenda política, a seca continua dizimando rebanhos em áreas do Pajeú. O relato e fotos do correspondente Marcelo Patriota, em registro especial para o blog,  mostram o drama  na Fazenda Várzea de Queimadas, que tem 90 hectares, e que fica a 9 quilômetros da sede do município. Ao todo, são 120 animais de propriedade do criador Luciano Silva, conhecido como Luciano do Leite.
Luciano do Leite e as carcaças de seus animais: morrendo de fome e  sede
Por causa da estiagem, ele já perdeu mais de 10% do rebanho,  25 vacas. "Eu tirava 120 litros de leite por dia. Hoje não tiro mais nada. Vendi umas 30 vacas a R$ 500 pra receber em 2013,e achei um bom negocio”. Segundo ele, não restava alternativa.  Ele  disse ter cavado um poço que deu 7 mil litros de água. “Mas falta instalar as bombas. Não tenho esse dinheiro”, disse.
Agora, seu Luciano diz que vai arrumar um trator e enterrar os animais. “Fico muito triste quando vejo isso. Tudo o que você trabalhou e o pior, vendo morrer de fome e não puder fazer nada  " frisou Luciano do Leite.
Em outras cidades há registros de mortes de animais em ocorrência da estiagem. Em Itapetim, no sitio de Ademar Vaqueiro, a 4 quilômetros da sede do município, até animais silvestres como dois macacos apareceram debilitados. "Eles só aparecem quando estão com muita fome nas serras onde vivem”, atesta.
 
 
Por Nill Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário