JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

terça-feira, 11 de agosto de 2015

POETA ANDERSON BRITO

EU, FOLHA...

Minha Vida Saiu De Uma Semente
Quando Um Pássaro Deixou Cair No Chão
Enterrou-se Aos Poucos No Chão Quente
Germinou-se Nos Tiros do Trovão
Pouco À Pouco A Vida Foi Surgindo
Minha Avó ( A Semente) Se Expandindo
Pra Dar Vez A Mamãe, A Raiz Posta
Com O Tempo Estavam Ambas Juntas
Numa Árvore Repleta De Perguntas
Que O Destino Não Soube Dar Respostas

Mesmo Assim, Eu Nasci Pequenininha
Mas A Chuva Me Dava Combustível
(Uma Folha) Sentindo-se A Rainha
Pois Meu Verde Continha Um Tom Incrível
Mas Surgiram Mais Folhas ao Meu Lado
Que Fizeram Pensar No Meu Pecado
De Achar Que Era Única Dentre As Belas
Mas Crescemos Tão Fortes E Unidas
Que Essas Vidas Me Valem Por Mil Vidas
E Quantas Vidas À Mais Couberam Nelas

Até Fiz Amizades Noutras Árvores
Que  A Floresta Era O Lar De Todos Nós
Grandes Pedras Da Cor De Grandes Mármores
E Macacos Pulando Nos Cipós
Muitas Aves Pousavam Sobre A Gente
Vislumbrando O Teor Do Sol Poente
Esperando Cair A Noite Escura
Meu Abraço Era Quente Feito As Chamas
E Eu Folha, Envolvia As Doces Damas
Com Carinho, Amor E Com Ternura

Não Conheço Quem Foi Que Fez Aquilo
Parecia Macaco, Mas Sem Pelos
Seu Andar, Esquio, Tinha Estilo
E Seus Olhos? Jamais Vou Esquecê-los
Vi Amigos Vizinhos Derrubados
Recebendo Pancadas Dos Machados
Cujo Nome Só Sei Porque Mãe Disse
E chegando Mais Perto Donde Eu Tava
Eu Senti Que O Machado Me Cortava
Mesmo Antes Que Ele Me Partisse

Eu Queria Chorar, Mas Não Podia
Pois Não Tinha Mais Água Pra Sugar
Me Lembrei Dos Tempos De Alegria
E De Olhos Fechados Fui Sonhar:
Me Lembrei Das Amigas Que Eu Tinha
Era Um Berço Tão Lindo À Tardinha
Quando Os Bichos Deitavam Em Casais
E As Aves Voltavam Pros Meus Laços
Pra Sentir Outra Vez Os Meus Abraços
E Dormir Em Profunda E Livre Paz

Mas Não Era Esse Sonho Tão Real
O Machado Já Estava Muito Perto
E Num Golpe Humano E Surreal
A Floresta Tornou-se Um Deserto
Uma Lágrima Desceu, De Sofrimento
Eu Me Vi, Carregada Pelo Vento
E Olhei Para Ver O Nosso Fim:
Vi Mamãe Arrancada E Retorcida
Despencar Para O Chão E Já Sem Vida
Dar O Último Adeus Pensando Em Mim.
(Anderson Brito)









Nenhum comentário:

Postar um comentário