JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

segunda-feira, 10 de março de 2014

FILME DA SEMANA

GHANDI

SINOPSE:

Falar do filme “Gandhi” em si já é uma honra, pois o filme retrata a história de uma das figuras mais emblemáticas dos tempos modernos. E a pergunta que se faz é como um jovem idealista advogado indiano, ao ser expulso da 1ª classe de um trem, inicia um processo de auto-avaliação, incluindo aí a sua vida na Índia, e culminando em tornar-se um líder espiritual de hindus e muçulmanos, com colocações não-violentas, mas de extrema coerencia e verdade. Esse é o início da jornada de  Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley – “Ilha do Medo”), que fez da sua vida na terra um exemplo a ser seguido.
O filme de Richard Attenborough, retrata a vida de Gandhi desde a sua juventude, quando ainda era apenas um advogado, até a sua busca por um mundo melhor. A direção acerta quando mostra a luta de Gandhi pela paz e como ele e sua incrível oratória fizeram com que o mundo conhecesse o seu ideal.
A imagem de Gandhi é perfeita, e graças à equipe de produção, e maquiagem, transformaram um inglês em um típico indiano. Além disso, a atuação de Ben Kingsley está primorosa, tendo passagens onde o espectador pode chegar a esquecer que ali não está Gandhi em pessoa. Um fato interessante foi que o ator ficou tão parecido com Gandhi, que alguns indianos acharam que ele seria o fantasma dele.
Mas pode se tratar dos anos 80 e da história de um líder, que embora agrade a muitos, não era tido como rentável aos olhos Hollywoodanos, o longa teve dificuldades de produção, sendo esta ficando a cargo de Joseph E. Levine, que em troca exigiu que odiretor Richard Attenborough, após a conclusão do filme, ainda dirigisse mais dois longas.
Vários atores foram cotatos para o papel de Gandhi, entre eles: Alec Guinness e Anthony Hopkins, John Hurt e Tom Courtenay e até Dustin Hoffman.
cena do funeral de Gandhi foi bem especial, contando com cerca de 300 mil figurantes, e sendo rodada no dia 31 de janeiro de 1981, data do 33º aniversário do verdadeiro funeral do líder.
Por tamanha grandiosidade e verdade, o longa recebeu inúmeras indicações a vários prêmios, incluindo 5 prêmios Globo de Ouro, 5 prêmios Bafta, e um prêmio Grammy. No Oscar, “Gandhi” foi indicado a 11 estatuetas, sendo vencedor em 8 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor (Richard Attenborough), Melhor Ator (Ben Kingsley), Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino
Melhor Edição.
Algumas pessoas podem achar o filme “parado”, com muitos diálogos, e “pouco colorido”, mas é exatamente essa atmosfera que os produtores e o diretor quiseram passar. Retratando um tempo de adversidades, e mostrando um povo que sofria, mas que teve um líder que pela força da palavra “coloriu” a vida de tantos.
Um filme que inspira, que mostra a luta pacífica de um homem que enxergou além do seu tempo e teve o “despertar de sua consciência social”, de sua visão humanista e universalizante, usando para isso somente a sua voz e a sua inteligência, levando um sopro de esperança para todos. E também isso, Richard Attenborough conseguiu traduzir no seu longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário