JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

segunda-feira, 10 de março de 2014

QUARESMA

O EVENTO MAIOR DA HUMANIDADE

GenildoNão é o nascimento de Cristo. Muito menos a sua vida. E menos ainda a sua morte. Claro que todos esses eventos são muito importantes para a humanidade. Mas não constituem o seu evento maior
O evento maior da humanidade é a RESSURREIÇÃO DE CRISTO. Res-surreição é diferente de Re-vitalização, Re-animação, Re-encarnação. (Lázaro não Res-suscitou, ele foi re-animado por Jesus, ou seja, não estava morto). Prometo-lhes uma crônica sobre estes temas posteriormente. Ela, a Ressurreição, é o mais belo mito da humanidade. A mais bela promessa para o homem. A mais bela vida após a morte. A mais bela consolação para vencermos nossa condição de finitos perante a vida, o mundo, o universo.
A Quaresma nos prepara para esse MISTÉRIO que será celebrado no sábado, dia 16 de Abril. Nesses quarenta dias há que se fazer jejum, penitência e oração (são as propostas para a vivência da Quaresma).
A Igreja Católica chama de Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa (Páscoa significa PASSAGEM: a passagem da escravidão para a liberdade, da vida para a morte). Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram sua duração a 40 dias, em memória do jejum de Jesus Cristo no deserto.
Durante esse tempo a Igreja veste seus ministros com paramentos de cor roxa e suprime os cânticos de alegria: O “Glória”, o “Aleluia” e o “Te Deum”. (quem for às missas verá o roxo e verá que alguns cantos não serão cantados). O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.
A Bíblia é o mais belo conjunto de livros da humanidade. Mas ela necessita de interpretação. Não pode ser levada ao pé da letra. Há que se fazer uma Exegese e uma Hermenêutica dos textos bíblicos, que dizem muito mais do que o que está escrito. Todos os números bíblicos são puramente simbólicos. O número 40, por exemplo, aparece como um número arredondado na Escritura, que denota uma geração.
Vamos a alguns casos:
Alguns dos juízes julgaram durante 40 anos (Débora, Baraque, e Gideão).
Saul, Davi e Salomão reinaram cada um como rei durante 40 anos.
As chuvas do Dilúvio duraram 40 dias e 40 noites
Moisés esteve 40 anos no Egito , 40 anos em Midiã, e no Monte 40 dias.
Israel vagou no deserto 40 anos.
Os espiões estiveram em Canaã por 40 dias.
Elias jejuou 40 dias.
Foram dados 40 dias a Nínive.
Jesus jejuou 40 dias.
Jesus esteve com os seus discípulos durante 40 dias após a sua ressurreição (Atos 1:3).
A Quaresma está inspirada nessa numerologia bíblica. Durante a Quaresma, a Igreja do Brasil, desde 1962, faz a CAMPANHA DA FRATERNIDADE e propõe o debate de um tema social. Este ano o tema é: “Fraternidade e Tráfico Humano” e o Lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”.
Que a Quaresma nos prepare para a celebração do maior evento da humanidade: A RESSURREIÇÃO DE CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário