JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

domingo, 27 de janeiro de 2013

RECEITA DA SEMANA

 BACALHAU DE CORVINA

ingredientes

  • Peixe
  • 1 corvina inteira aberta pela barriga, sem cabeça (+/- 2,5 Kg)- ou outro peixe de água salgada
  • 500 g de sal grosso
  • Sal de bacalhau
  • 400 g de polaca em lascas (ou bacalhau salgado e desfiado)

modo de preparo

Peixe
1 – Numa assadeira grande coloque uma grade e sobre ela 1 corvina inteira aberta pela barriga, sem cabeça e sem o rabo (+/- 2,5 kg). Espalhe 500 g de sal grosso no interior do peixe, cubra-o com um saco plástico aberto, coloque um peso sobre o peixe (saco de arroz, de sal) e deixe na geladeira por no mínimo 48 h.
OBS: Na metade deste tempo retire o peixe da geladeira, vire-o, escorra a água que se formou na assadeira e volte-o para a geladeira.
2 – Depois deste período retire o peixe da geladeira, retire o sal grosso batendo o peixe e lave-o bem em água corrente.
3 – Com uma faca bem afiada corte os filés e divida-os em 3 pedaços cada. Coloque os filés e aparas em uma tigela com água gelada para dessalgar e leve a tigela tampada para a geladeira por no mínimo 24 h, trocando a água 4 vezes durante este período.
Sal de bacalhau
3 – Num processador coloque 400 g de polaca em lascas e bata por 1 minuto. Transfira a polaca processada para uma assadeira e leve ao forno baixo (+/- 100° C) por 1 hora ou até secar e ficar como uma farinha. Reserve

Preparações com o peixe

Filés
4 – Depois de dessalgar o peixe, tempere os filés com o sal de bacalhau (polaca processada e seca no forno), coloque-os com a pela para cima numa assadeira untada com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno alto (250° C) por 20 minutos.
5 – Retire os filés do forno, separe-os em lascas e reserve.
OBS: Descarte a pele e as espinhas e reserve o caldo que se formou na assadeira. Utilize estas lascas e o caldo em qualquer preparação que normalmente se faz com bacalhau (salada, bacalhoada). Para realçar o sabor tempere novamente a preparação com sal de bacalhau (feito acima).
Aparas para bolinho de bacalhau
6 – Cozinhe as aparas dessalgadas numa panela com água fervente por +/- 10 minutos, escorra e desfie.
7 – Numa frigideira coloque 1 fio de azeite e refogue as aparas desfiadas (reservadas acima) até secar. Acrescente ½ cebola picada e 1 colher (sopa) de alho picado e deixe refogar por mais uns 3 minutos. Tempere com o sal de bacalhau a gosto, apague o fogo e utilize na preparação de bolinho de bacalhau

RENDIMENTO: 800 g de bacalhau

TEMPO DE PREPARO: 72 horas para transformar o peixe em “bacalhau” e mais o tempo da preparação que você for fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário