JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

JOSEMAR RABELO, SEM ÓDIO E SEM MEDO

sábado, 13 de março de 2010

Versos do Poeta Laci Chaves

Laci:
Nela jamais acredido
Aceitei em minha morada
Mesmo sendo mais furada
Que tábua de pirulito
Levei chifre, chute e grito
Mas hoje sou cobra criada
Vou lhe encher de porrada
De mulher tenho é um feixe
DIFÍCIL É PEGAR O PEIXE
DEPOIS DA ISCA ESTRAGADA.

Você manchou o papel
Não honrou o matrimônio
Robou o meu patrimônio
Logo na lua de mel
Depois foi dançar o CRÉU
Bebeu, caiu na calçada
Mulher bandida e safada
É melhor que o cabra deixe
DIFÍCIL É PEGAR O PEIXE
DEPOIS DA ISCA ESTRAGADA.

Dei-lhe tudo que podia
Desde o perfume ao sapato
Mas seu coração ingrato
Me pagou com covardia
Não a quero hoje em dia
Tenho outra namorada
Se está abadonada
De você mesma se queixe
DIFÍCIL É PEGAR O PEIXE
DEPOIS DA ISCA ESTRAGADA.

MOTE: José Ivan
GLOSA: Laci Chaves,
SJJaguaribe - Ce. 08/07/2008

Laci:
Fui rever a minha primeira escola
Onde eu aprendi o alfabeto
Num recando estava o projeto
Da carteira que pús minha sacola
Na cantina encontrei a caçarola
Toda suja de tisna no fogão
Recordei do cuscuz e o do baião
O mingau que tomava feito papa
VEIO O VENTO DA NOITE E DEU UM TAPA
BEM NA CARA DA MINHA SOLIDÃO.

Procurei minhas antigas paqueras
Todas elas já tinham se casado
A casinha que nasci e fui criado
Hoje no canto só encontrei crateras
Não podendo voltar aquelas eras
Solucei, verti lágrimas pelo chão
De joelho rezei uma oração
E com o dedo eu desenhei um mapa
VEIO O VENTO DA NOITE E DEU UM TAPA
BEM NA CARA DA MINHA SOLIDÃO.

Mote: Wellington
Glosa: Laci
SJJaguaribe-Ce, 08/06/2008.










Sei que morrendo não vivo
Ter vida é ser criativo
Atrás da morte não corro
Só a Deus peço socorro
Não acredito no Papa
Pastor vive na garapa
Tenho pena dos ateus
A VIDA PERTENCE A DEUS
DA MORTE NINGUÉM ESCAPA.

Só existe um Salvador
Religião tá sobrando
Falços profetas pregando
Iludindo o pecador
Leio a Bíblia com amor
Interpreto até a capa
A terra é nosso mapa
No céu só entra os SEUS
A VIDA PERTENCE A DEUS
DA MORTE NINGUÉM ESCAPA.

Mote: Hugo Araújo
Glosa: Laci Chaves, 14/05/2008.
SJJaguaribe - Ce.

Laci:
Entre todos os amores
Que criou o pai eterno
Somente o amor materno
É dígno de seus valores
Nas alegrias e nas dores
Na chegada ou na saída
Na subida ou na descida
Com seu amor nos ampara
MÃE É A JÓIA MAIS CARA
QUE UM FILHO POSSUI NA VIDA.

Em um amor conjugal
Pode haver traição
Irmão brigar com irmão
Isso é muito natural
Mas em termo mundial
Toda mãe é cocebida
Encontrar uma fingida
Se tiver é coisa rara
MÃE É A JÓIA MAIS CARA
QUE UM FILHO POSSUI NA VIDA.

Ela é a única pessoa
Que podemos confiar
Coso seu filho errar
Na mesma hora perdoa
Entrega à Deus, abençoa
E acolhe em sua guarida
Por mais que seja a ferida
Dentre pouco instante sara
MÃE É A JÓIA MAIS CARA
QUE UM FILHO POSSUI NA VIDA.

Um beijão pra todas mamães por esse dia maravilhosa!
Laci Chaves, 11/05/2008 - SJJaguaribe-Ce.

Laci:
Dia 1° de Junho - 50 Anos da Emancipação Política de São João do Jaguaribe.
Eis aí minha homenagem!
SONETO: "São João, Meio Século"

És tu São João um pequeno jardim
Berço amado dos nossos ancestrais
Terras férteis de verdes carnaubais
Tens aroma das pétalas de jasmim.

Foste outrora das Virgens e Jandoim
Como conta nas páginas dos anais
Um refúgio nas vilas e arraiais
Dos indígenas, imigrantes e mirim.

Hoje és uma cidade pequenina
Onde o rio Jaguaribe se inclina
Temperando a tua trajetória

Neste chão onde a luta predomina
Os teus filhos de forma genuína
Comemoram "MEIO SÉCULO" a tua glória.

Autor: Laci Chaves, 06/05/2008.

Laci:
Maio é mês de Maria
Maria mãe de Jesus
Jesus que morreu na cruz
Para nos salvar um dia
Deus na sua engenharia
Fez a MULHER que destaco
Fez o HOMEM um ser tão fraco
Só em ver mulher profana
SE MULHER FOSSE BANANA
EU QUERIA SER MACACO.

Deus criou os animais
Os homens com seus reflexos
Mas nas atrações dos sexos
Somos irracionais
Eu mesmo gosto demais
De ver mulher sem casaco
Um blusinha de taco
Um sorte meio sacana
SE MULHER FOSSE BANANA
EU QUERIA SER MACACO.

Posso passar por tarado
Claro que tenho respeito
Mulher de um corpo bem feiro
No mínimo deixa-me excitado
Sou casado e não viado
Não meto a mão em buraco
Mas se cair no meu saco
Só respeito mãe e mana
SE MULHER FOSSE BANANA
EU QUERIA SER MACACO.

Mote e Glosaas de: Laci Chaves
03/05/2008. SJJaguaribe - Ce.

Fez João de barro pedreiro
O jumento motorista
O macaco trapezista
O carão cancioneiro
Tetéu com o sono maneiro
Periquito "Patriota"
Papagaio poliglota
Dois profetas: sapo e jia
FOI DEUS QUEM PÔS MAESTRIA
NO VÔO DE UMA GAIVOTA.

Fez o socó pescador
A garça uma enfermeira
A galinha de parteira
O ganso ver um pastor
O canário torcedor
O camaleão desbota
Burra não é idiota
Transa, sequer, toma cria
FOI DEUS QUEM PÔS MAESTRIA
NO VÔO DE UMA GAIVOTA.


Mote: Wellinton Vicente
Glosa: Laci Chaves.
SJJaguaribe - Ce, 22/04/2008

Laci:
Deus o nosso Pai Supremo
Deu-me a vida completa
Ainda me fez poeta
Por isso a nada temo
Posso sofrer mas não gemo
Posso chorar de paixão
Mas quando canto um baião
Esqueço todo sofrer
SE A POESIA MORRER
PODE COMPRAR MEU CAIXÃO.

Virou uma psicose
O meu dom de poesia
Sonho a noite, canto ao dia
Essa musa é minha dose
É minha metamorfose
Meu alimento, meu pão
Basta eu cantar u'a canção
Pra qualquer dor dissolver
SE A POESIA MORRER
PODE COMPRAR MEU CAIXÃO.

Mote: Marconiza
Glosa: Laci Chaves, 15/04/2008.
SJJaguaribe - Ce.

Lembro do ipê florado
Numa noite de Natal
Que o ato sexual
Foi por nós dois explorado
Eu fiquei apaixonado
E você ficou tão assim
Que toda noite é afim
De ir pra o pé de ipê
DOU UM DOCE SE VOCÊ
UM DIA ESQUECER DE MIM.

Mote: Wellington Vicente
Glosa: Laci Chaves, 13/04/2008.
SJJaguaribe - Ce.

Lembro daquele barranco
Qando tu se atrepava
E eu de baixo oiava
O fundim do biquim branco
Tu se assentava num banco
Mermo de frente pra eu
Com meus ói cor de pneu
Vendo tua carça azú
ÊITA! PARECE QUE TU
NUNCA ARREPARAVA N'EU!

Laci Chaves, complementando a poesia matuta de: Wellington Vicente.

Laci:
Roberto Carlos fez fita
Com músicas de emoções
Mas passou por depressões
Ao perder Maria Rita
Uma pessoa erudita
Que tem Jesus como guia
Mesmo perdendo Maria
Não perdeu o seu talento
TEM QUE HAVER SOFRIMENTO
PARA FLUIR POESIA.

O Nordeste é região
De poeta afamado
Como Benoni Conrado
Compositor de canção
O próprio Sebastião
Na UTI quase morria
Um Elizeu Ventania
Sem visão cantava o vento
TEM QUE HAVER SOFRIMENTO
PARA FLUIR POESIA.

Ivanildo Vila Nova
Também ficou depressivo
Mulheres foram o motivo
Que quase o levou a cova
Ele passou pela prova
Que ninguém não gostaria
Mas seu grau de Cantoria
Ainda é de cem por cento
TEM QUE HAVER SOFRIMENTO
PARA FLUIR POESIA.

MOTE: poeta XEXÉU
GLOSA: Laci chaves, 31/03/2008.
SJJaguaribe - Ce.

Laci:
AQUI NO MEU CEARÁ
QUANDO NÃO É OITO É OITENTA.

Tá feio o negócio aqui
Viu-se no jornal local
No Jornal Nacional
A cheia no Cariri
Tem caído chuva ali
De forma tão violenta
A lavoura não aguenta
Cidade alagada está
AQUI NO MEU CEARÁ
QUANDO NÃO É OITO É OITENTA.

Em Lavras da Mangabeira
No interior do Estado
A enchente do Salgado
Inundou toda ribeira
Com água na cominheira
Até prédio se arrebenta
Desabrigado lamenta
Vendo tudo se acabar
AQUI NO MEU CEARÁ
QUANDO NÃO É OITO É OITENTA.

Em ano de escassez
Sem chuva na região
Morre animais no sertão
Perde a planta o camponês
Ao contrário dessa vez
Chuva de mais atormenta
A vizinhança comenta
Oh meus Deus o que será
AQUI NO MEU CEARÁ
QUANDO NÃO É OITO É OITENTA.

Laci Chaves, 27/03/2008.
SJJaguaribe - Ce.

O mundo se lembra bem
Tanto sangue derramado
O Iraque no passado
O tal de Sadan Russen
Não tinha dó de ninguém
Mandou matar muita gente
Morreu merecidamente
Como Judas enforcado
NÃO EXISTE APOSENTADO
NA PROFISSÃO DE VALENTE

Minha primeira morada
Foi numa casa de barro
Um jumento era meu carro
Minha sombra uma latada
Minha rede era armada
Com uns cordões dados nóis
E eu olhando os rochinóis
Fazendo ninho no oitão
CADA PEDAÇO DE CHÃO
GURDOU UM POUCO DE NÓS.

Nossa roça de legumes
Onde íamos trabalhar
O pau d'arco ao florar
Nos cobria de perfumes
À noite os vaga-lumes
Só pariciam faróis
Iluminando os cipós
Das matas do meu sertão
CADA PEDAÇO DE CHÃO
GURDOU UM POUCO DE NÓS.

Mote: Wellington Vicente
Glosa: Laci Chaves
SJJaguaribe-Ce, 20/03/2008

Também no meu Ceará
Seu sertão possui fartura
Temos mel de rapadura
Caldo de cana, aluá
Farofa num aguidá
Lá na casa dos meus pais
E os verdes carnaubais
Oxigenando o vento
O SERTÃO É CEM POR CENTO
DEZ PRA MIM TÁ BOM DEMAIS

Eu tentei fazê-la bem feliz
Infelizmente ela fez tudo ao contrário
Para ela não passei de um otário
Que zombou de mim o quanto quis
Me disseram que ela hoje diz
Tou pagando por tudo acontecido
Ele era pra ser o meu marido
Mas comi e depois cospi no prato
O CIÚME É A PEDRA NO SAPATO
DESTE AMOR QUE NÃO FOI CORRESPONDIDO.

A mulher que amei sem me amar
Não mais quero, mas ela agora quer
Que eu deixe minha atual mulher
Pra com ela de novo começar
Hoje essa que tenho no meu lar
Deu-me um filho, minha vida faz sentido
Eu seria um mau agradecido
Se a deixasse ou jogasse ela no mato
O CIÚME É A PEDRA NO SAPATO
DESTE AMOR QUE NÃO FOI CORRESPONDIDO.

MOTE: Marconiza
GLOSA: Laci Chaves.
Laci:
Uma esposa carinhosa
Um filho tão amoroso
Sou Poeta corajoso
Canto verso, faço prosa
Minha sogra é uma rosa
Minha mãe é uma estrela
Sou feliz em poder vê-la
Essa família unida
"SE EU NÃO TIVESSE ESSA VIDA
PEDERIA A DEUS PRA TÊ-LA."


Nossa vida é cheia de mistérios
Nenhum ser é capaz de desvendar
Os trajetos que vamos caminhar
São além de obscuros, muito sérios
Os Teólogos apontam seus critérios
Vidente, de vez em quando aparece
Evangélico iludido permanece
E o Católico só fala em Aparecida
O SEGREDO DA VIDA ESTÁ NA VIDA
SÓ QUE O DONO DA VIDA NÃO CONHECE.

Do passado sabemos o que fomos
Do futuro é perdido alguém falar
No presente podemos confirmar
A imagem que nesse mundo somos
Da origem dos nossos cromossomos
A ciência sem dúvida esclarece
Mas o Espírito Imortal que fortalece
Só o incrédulo do seu poder duvida
O SEGREDO DA VIDA ESTÁ NA VIDA
SÓ QUE O DONO DA VIDA NÃO CONHECE.

Assim prosseguimos nossos dias
Envolvidos num mundo de ilusões
Nos desfrutes das novas gerações
Que se afogam num mar de fantasias
Livros "Bíblicos" são as mercadorias
Que o comércio da fé nos oferece
Da palavra de Deus o povo esquece
Salvação é uma coisa indefinida
O SEGREDO DA VIDA ESTÁ NA VIDA
SÓ QUE O DONO DA VIDA NÃO CONHECE.

Músicas em carros de som
Painéis, slogans e fotos
Nesta disputa de votos
Todo político é do bom
Até a voz muda o tom
O papo é descontraído
Blusas e bonés de partido
Viram farda do povão
EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO
TODO POBRE É CONHECIDO.

As palavras homem honesto
Sou amigo do eleitor
Estou nessa por amor
São FRASES de manifesto
Dão com a mão, fazem gesto
Como é que tá meu querido?
Cochicha em todo ouvido
Promessas têm de montão
EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO
TODO POBRE É CONHECIDO.

Sou amigo do senhor
Quando de mim precisar
Pode ir me procurar
Seja lá que hora for
Ganha o voto do eleitor
Deixa o coitado iludido
Mas pra ficá-lo esquecido
Basta o fim da apuração
EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO
TODO POBRE É CONHECIDO.

Mote e Glosas de:
Laci chaves, 21/08/2008.
São João do Jaguaribe-Ce.





Vou modificar só um pouquinho seu mote por causa da junção das rimas, tá!
MANTER UMA POSTURA SOBERANA
E NÃO PENSAR QUE A LUTA ESTÁ PERDIDA.

Precisamos viver com auto estima
Pois a vida é cheia de espetáculos
Superamos diversos obstáculos
E só com garra se chega lá em cima
Nosso corpo é uma matéria-prima
Nosso espírito assegura nossa vida
Quem é fraco desiste na saída
Quem é forte supera e não profana
MANTER UMA POSTURA SOBERANA
E NÃO PENSAR QUE A LUTA ESTÁ PERDIDA.

Vencedor é aquele que batalha
Derrotado é o que se acovarda
O que busca o seu Anjo da Guarda
No final sai beijando a medalha
Apesar que a vida é muito falha
Enfrentemos com a cabeça erguida
Só Deus pode curar qualquer ferida
E só a fé moverá a força humana
MANTER UMA POSTURA SOBERANA
E NÃO PENSAR QUE A LUTA ESTÁ PERDIDA.

Mote: Clóris Andrade
Autor: Laci Chaves, 09/11/2008.
SJJaguaribe _ Ce.

Quando você se ausenta
Sinto tamanha tristeza
Minha alma fica presa
Meu coração se lamenta
Seu corpo é quem me sustenta
Sua face é meu piano
Sem o seu calor humano
A minha matéria esfria
A SUA AUSÊNCIA DE UM DIA
GERA SAUDADE DE UM ANO.

MOTE: Raphael Moura
Laci Chaves, 07/11/2008.
SJJaguaribe - Ce.

Ela é a mulher que mais desejo
Vou lutar pra trazê-la novamente
Não suporto seu jeito atraente
Enlouqueço na hora que lhe vejo
Seu suor, a doçura do seu beijo
O sorrizo que só seus lábios têm
Perfeição Deus não botou em ninguém
Mas que ela é PERFEITA até no sono
OU COM DONO, OU SEM DONO, EU SEREI DONO
DA MULHER QUE MAIS AMO E QUERO BEM.

Eu não sei se é loucura ou ilusão
Esse amor que carrego do passado
Eu só sei que ficou irraizado
Nas entranhas de um pobre coração
Acho até que virou obsessão
Pois sem ela viver mais não convém
Junto dela se DEUS me mandar cem
Tiro ela e as outras eu abadono
OU COM DONO, OU SEM DONO, EU SEREI DONO
DA MULHER QUE MAIS AMO E QUERO BEM.








Se um dia eu alcançar essa proeza
Nunca mais soltarei das minhas mãos
Vou dar uma cunhada à meus irmãos
A meus pais uma nora com certeza
Vou tratá- la em forma de princesa
E ser seu príncipe pra sempre, fim, amém
Eu não sei se menino ela inda tem
Mas eu pego um que tenho e depois CLONO
OU COM DONO, OU SEM DONO, EU SEREI DONO
DA MULHER QUE MAIS AMO E QUERO BEM.

Autor: Laci Chaves, Um Poeta Apaixonado! hehehehehe...
22/11/2008, São João do Jaguaribe - Ce.

Nunca matei nem roubei
Nem desonrei sem assumir
Nunca ganhei pra mentir
Ou infringir qualquer lei
O roubo que pratiquei
Confessei logo o Autor
Roubei uma linda flor
E botei na minha guarida
NA MINHA FOLHA CORRIDA
SÓ CONSTA CRIMES DE AMOR.

Pra meus pais sou um bom filho
Pra meu filho eu sou bom pai
Um irmão meu jamais cai
Jogado por mim num trilho
Pra minha esposa sou brilho
Pra meus sogros um beija-flor
Pra cunhados um professor
Pra meus amigos a VIDA
NA MINHA FOLHA CORRIDA
SÓ CONSTA CRIMES DE AMOR.

Se alguém enloqueceu
Eu enlouqueci também
Se roubei o amor de alguém
Esse alguém roubou o meu
Entre o roubo meu e seu
No Tribunal do Senhor
Jesus foi meu Promotor
E ela foi absorvida
NA MINHA FOLHA CORRIDA
SÓ CONSTA CRIMES DE AMOR.

Mote de: Valdir Teles
Glosas: Laci Chaves, 24/11/2008.
SJJaguaribe -Ce.

Hoje estou na detenção
Cumprindo esse regime
Por ter cometido o crime
De roubar seu coração
Não estou pagando em vão
Pois fui covarde e safado
No dia do meu jurado
Vou depor a seu favor
NO TRIBUNAL DO AMOR
SOU O RÉU E SOU CULPADO.

Você era uma criança
E eu já maior de idade
Tirei sua virgindade
Prometendo-lhe aliança
Mas Deus com sua balança
Pesou meu erro dobrado
Porque lacre violado
Lasca lá quem diabo for
NO TRIBUNAL DO AMOR
SOU O RÉU E O CULPADO.

Eu me pergunto por quê
Essa atração me consome
Só sei falar no seu nome
Só sei ouvir seu CD
O pior é que você
Tá me deixando tarado
Sei que tara é pecado
Mas vou morrer pecador
NO TRIBUNAL DO AMOR
SOU O RÉU E O CULPADO.

Laci Chaves, 25/11/2008.
SJJaguaribe - Ce. (Agora virei fã de Louro Branco, hehehehehehehe)

No dia que um pobre morre
É mesmo que um bezerro
Cinco pessoas no enterro
Pra bem longe o povo corre
Um rico num carro porre
Vira e morre num buraco
Até Padre puxa saco
Vem no local e celebra
A CORDA SEMPRE SÓ QUEBRA
DO LADO QUE É MAIS FRACO.

Um barão pode comprar
Carro importado e mansão
Passear de avião
Sem a despesa pagar
Se um agricultor andar
Numa BIZ caindo o taco
O povo chama velhaco
E de motoqueiro peba
A CORDA SEMPRE SÓ QUEBRA
DO LADO QUE É MAIS FRACO.

Uma atriz de novela
Pode até com dez transar
Ninguém acha isso vulgar
Batem é palmas pra ela
Mas se uma da favela
Inventar de dar o cassaco
Há logo um balacobaco
Fica igual mosca em pereba
A CORDA SEMPRE SÓ QUEBRA
DO LADO QUE É MAIS FRACO.

Atenção! Fiz de improviso essas estrofes hoje, enquanto uma jovem exclamava
esse ditado popular... A CORDA SÓ QUEBRA DO LADO MAIS FRACO...

Dentro da América Latina
Poeta comigo cai
Desde o Chile ao Uruguai
Paraguaio e Argentina
No Brasil virei rotina
No Peru meu astro brilha
Na Colombia em sextilha
Já provoquei até morte
EU CANTANDO SOU MAIS FORTE
DO QUE FURACÃO NA ILHA.

No Continente Africano
Lá o meu repente é prático
No Continente Asiático
Europeu e Americano
Duvido é um ser humano
Vencer-me em qualquer trilha
Geraldo com Maraviiiilha
Só não apanhou por sorte
EU CANTANDO SOU MAIS FORTE
DO QUE FURACÃO NA ILHA.

Mote: Gildo Aires
Glosas: Laci Chaves.

Meu passado que o tempo carregou
Só lembrança restou-me como prenda
Do engenho que tinha na fazenda
E da junta de bois que pai comprou
Muito caldo de cana mãe tomou
Nós nascemos saudáveis de verdade
Nessa época mel tinha qualidade
Seu sabor era a do suor na testa
NO LUGAR DO ENGENHO HOJE SÓ RESTA
OS ESCOMBROS DE DOR E DE SAUDADE.
(Laci Chaves)